SOBRE

By: Guilherme Barauna

Me chamo Guilherme Barauna e há mais de 10 anos comecei meu namoro com o Excel.

Tudo começou em setembro de 2008, quando recebi o convite de um amigo para uma entrevista de emprego e a primeira pergunta que recebi desse amigo, foi: “sabe alguma coisa de Excel?”. Naquele momento, o objeto de estudo  deste guia ainda era um bicho de 7 cabeças pra mim, tudo era novo e  eu não fazia ideia de como usar aquele troço. Eu não sabia nada mesmo.

Eu era um jovem que tinha acabado de sair do Ensino Médio e seria minha primeira oportunidade de emprego. A vaga? Office boy. O salário era de R$ 450,00 e o conhecimento do Excel não era uma exigência, mas eu ainda não sabia disso.

Naquela mesma noite, num tempo em que a internet ainda engatinhava, recorri a um livro de uma famosa escola de informática do Rio de Janeiro que hoje, sinceramente, nem sei se ainda existe. Foi naquele livrinho que entendi os fundamentos  do programa. Eu já havia tentado entender algumas outras vezes, mas achava que era estranho, estava acostumado apenas com o Word e nada fazia sentido pra mim.

Fui entrevistado consegui a vaga e entre uma ida ao banco e outra ao contador, perguntava, ajudava o pessoal do administrativo com tarefas simples e aproveitava para tentar entender todas as planilhas do setor. Em abril de 2009 eu recebia minha primeira promoção e mergulhava de vez no Excel. Alguns meses depois eu era o funcionário disputado pelos gerentes, trocando de setor e me tornando responsável por toda logística do almoxarifado da empresa.