Como Fazer PROCV no Excel

Escrito por: Guilherme Barauna

Embora o Excel possua um número enorme de fórmulas e funções úteis, muitas dessas não são utilizadas pelo usuário médio. Se você precisa sempre consultar uma tabela para encontrar os mesmos dados, será ótimo então aprender como fazer o PROCV.

Abreviação de “procura vertical”, o PROCV aproveita as tabelas alinhadas verticalmente para dessa forma localizar rapidamente os dados associados a um valor inserido pelo usuário.

Se você souber o nome de um produto, por exemplo, e quiser determinar rapidamente seu preço, basta digitar o nome do produto no Excel e o PROCV encontrará o preço para você.

Para o usuário iniciante do Excel, (que eu carinhosamente chamo de Padawan), configurar o PROCV pode parecer um processo assustador – mas tenha calma. Basta seguir nosso passo a passo sobre como fazer PROCV no Excel.

O que é PROCV

O PROCV localiza dados não só em linhas de uma tabela mas também de um intervalo.

Com esta função é possível procurar um valor na primeira coluna à esquerda de uma tabela e então retornar um valor na mesma linha de uma coluna especificada.

Ficou difícil de entender?

Bom, vou tentar ser mais claro.

Só para ilustrar, imagine que você tem duas tabelas, uma com seu CPF e o seu e-mail. Em outra você possui seu CPF e seu endereço, por exemplo.

Dessa maneira, através da função PROCV você pode trazer o seu e-mail para a tabela que possui seu endereço e vice-versa.

Como fazer PROCV passo a passo

Método 1: Através da Guia Fórmulas

1. Clique na célula onde você deseja que a fórmula seja calculada, antes de mais nada.

Como fazer fórmula PROCV tabela campeonato inglês: Passo 1

2. Clique na guia “Fórmula” no topo da tela.

Fórmula tabela campeonato inglês: Passo 2

3. Clique em “Pesquisa e Referência” na faixa de opções.

Fórmula tabela campeonato inglês: Passo 3

4. Clique em “PROCV” na parte inferior do menu suspenso.

Fórmula tabela campeonato inglês: Passo 4

5. Especifique a célula na qual você inserirá o valor cujos dados você está procurando. Nesse caso, nosso valor de pesquisa é K2.

Ou seja, É nesse local que vamos inserir o nome de um dos 5 primeiros classificados na Premier League, portanto, inserimos “K2” na caixa Valor_procurado da janela pop-up.

Assim que configurarmos o PROCV corretamente, o Excel retornará o Saldo de Gols na célula L2 quando digitarmos o nome do torneio na célula K2.

Fórmula tabela campeonato inglês: Passo 5

6. Especifique os dados que você deseja que o PROCV use para sua pesquisa na caixa Matriz_tabela. Neste caso, selecionamos a tabela inteira (excluindo os cabeçalhos).

Fórmula tabela campeonato inglês: Passo 6

7. Especifique o número da coluna que o PROCV usará para localizar os dados relevantes na caixa Núm_índice_coluna. Nesse caso, queremos que o PROCV use a coluna SG – coluna I – então, inserimos o número 9.

Fórmula tabela campeonato inglês: Passo 7

8. Especifique se você precisa de uma correspondência exata inserindo FALSO (correspondência exata) ou VERDADEIRO (correspondência aproximada) na caixa Procurar_intervalo. Nesse caso, queremos uma correspondência exata, por isso, inserimos FALSO.

Fórmula PROCV na tabela da Premier League: Passo 8
Para apontar uma correspondência exata, podemos utilizar o valor “FALSO”, ou o número “0” (zero).

9. Clique em “OK” por fim na parte inferior da janela pop-up.

Fórmula PROCV: Tabela campeonato inglês: Passo 9

10. Por fim, digite o valor cujos dados você está procurando.

Fórmula tabela campeonato inglês: Passo 10

No nosso exemplo, queremos encontrar o Saldo de Gols de um dos 5 primeiros classificados no campeonato inglês, então digitamos o nome de um dos times na célula K2 e o PROCV produz automaticamente a avaliação do Saldo (neste caso, 24) na célula L2.

Método 2: Digitando a fórmula

Para usar o PROCV seguiremos a seguinte sintaxe:

PROCV(valor_procurado; matriz_tabela; núm_índice_coluna; [intervalo_pesquisa])

Saiba como fazer a fórmula procv passo a passo:

1. Clique na célula onde você deseja que a fórmula seja calculada.

2. Insira o sinal de igual com o fim de informar para o Excel que você quer inserir uma fórmula.

3. Insira o nome da função PROCV.

4. Logo após Abra Parênteses.

Fórmula tabela campeonato inglês: Passo 4

5. Insira o valor_procurado seguido de ponto e vírgula (;), já que esse é o valor de referência que você quer localizar na tabela para encontrar a informação que o PROCV deve retornar.

Fórmula tabela campeonato inglês: Passo 5

6. Logo depois insira a matriz_tabela seguida de ponto e vírgula (;). Esse é o intervalo onde o Excel vai procurar a informação e então retornar para a célula em que a fórmula foi inserida.

Fórmula PROCV tabela campeonato inglês: Passo 6

7. Informe o núm_índice_coluna seguido de ponto e vírgula (;). Nesse argumento você deve inserir o número da coluna da matriz_tabela onde se encontra a informação que você deseja retornar.

Fórmula PROCV tabela campeonato inglês: Passo 7

8. Informe o valor_procurado. Esse argumento serve apenas para informar se você deseja de fato uma correspondência exata ou aproximada. Uma vez que deseje uma correspondência exata, informe “FALSO” ou “0” (zero).

Fórmula PROCV tabela premier league: Passo 8

9. Finalize a fórmula fechando os parênteses.

Fórmula PROCV: tabela campeonato inglês: Passo 9

10. Por fim, pressione Enter.

Fórmula PROCV tabela campeonato inglês: Passo 10. Entendendo as colunas.

Conclusão

Nesse artigo, você aprendeu, finalmente como utilizar a função mais desejada em ambientes corporativos pelo usuário médio.

Usando o PROCV, você pode não apenas pesquisar valores individuais, mas também combinar duas planilhas em uma. Por exemplo, se você tiver uma planilha com nomes e números de telefone e outra planilha com nomes e endereços de e-mail, poderá colocar os endereços de e-mail ao lado dos nomes e números de telefone usando o PROCV.

E aí gostou da dica?

Nos siga nas redes sociais e caso, queira se transformar no cara que domina o excel, assine nosso feed para ser o primeiro a receber as dicas e truques do site. Aliás, É GRÁTIS.

Ainda ficou com alguma dúvida sobre como fazer PROCV? Deixe aqui nos comentários que eu te respondo.

Até a próxima!

Veja outras dicas e truques no site.