Como Fazer Tabelas Dinâmicas no Excel

Escrito por: Guilherme Barauna

Minha vida já foi bem mais difícil, até que um dia, felizmente, eu descobri como fazer tabelas dinâmicas e então a mágica aconteceu.

Nesse texto à prova de balas, você vai DESCOBRIR, ainda HOJE, como fazer tabelas dinâmicas passo a passo. Acredite em mim: não é difícil como dizem. Esse texto irá ajudar você a ganhar produtividade e simplificar muito a produção de seus relatórios, bem como a tarefa de analisar dados.

Mas afinal, o que são tabelas dinâmicas?

Ah, Padawan! São uma mão na roda. Mas antes de mais nada, é preciso falar a verdade:

Frequentemente professores apresentam tabelas dinâmicas como um recurso avançadíssimo e complicado, apesar de ser algo simples e fácil de aprender.

Tabela dinâmica é um recurso fundamental para gerar resumos e relatórios para análises de dados. E quer saber a melhor parte?

Com apenas alguns cliques, como se fosse mágica, você pode gerar um relatório de todos os dados daquele banco de informações gigante que você sofre para tratar.

Em resumo, entre tantas outras utilidades, as tabelas dinâmicas são ótimas para fazer resumos de estoque, do faturamento da sua empresa, gerenciar o seu orçamento, contas a receber ou aprimorar o controle de qualidade.

Como fazer uma tabela dinâmica passo a passo

  • Vá até a planilha de onde pretende extrair sua tabela dinâmica.
  • Garanta que todas as colunas possuem títulos.
  • Selecione todas as linhas e colunas, incluindo os títulos onde estão os dados para gerar a tabela.
  • Clique na guia inserir.
  • Em seguida, clique na opção Tabela Dinâmica.
  • Logo depois, abrirá uma janela com algumas opções. Nela você alterar a origem dos dados geradores da tabela e escolher um local para exibir sua tabela dinâmica.
  • Assim que escolher suas preferências clique em OK.
Passo a passo para criar uma tabela dinâmica
Criar uma tabela dinâmica e muito mais simples do que dizem.
  • Assim que você clicar em ok, a tabela será criada e o Excel o seletor diretamente para ela. Do lado direito da planilha aparece agora um menu chamado “Campos da tabela”. Todos os títulos das colunas do banco de dados que gerou a tabela dinâmica, está nesse menu.
  • Enfim, basta arrastar esses títulos para os campos que deseja.
Arraste os campos da tabela dinâmica e veja a mágica acontecer.
Melhore a apresentação da sua tabela dinâmica.

Campos da Tabela Dinâmica

Filtros

Você pode adicionar um dos títulos disponíveis no menu Campos da Tabela para este campo e aplicar filtros específicos na tabela.

Colunas

Arrastando um título para esta parte do menu, as informações serão organizadas em estrutura de coluna.

Linhas

Arraste um título para esta parte do menu. Dessa forma todos os dados deste título serão organizados em linha na sua tabela dinâmica.

Valores

É o campo que você deve usar sempre que quiser trabalhar com números. Você pode configurar as informações desse campo de diversas formas, como soma, média, e porcentagem, por exemplo.

Como garantir que os dados estão certos?

As tabelas dinâmicas são maravilhosas, mas é claro que queremos ter certeza que as informações estão certas, correto?

Alguns erros são muito comuns, e podem levar seu relatório para o buraco.

Eu vou te dizer alguns agora, bem bobos, e evitá-los vai te ajudar a entregar relatórios perfeitos!

  • Antes de tudo, garanta que todos os seus dados estão no intervalo selecionado. Lembra que selecionamos onde estavam os dados? Se você inserir novos dados e não estiver dentro desse intervalo, não se preocupe. Você pode alterar na guia Análise, na opção Alterar Fonte de Dados.
  • Tabelas Dinâmicas por padrão, não atualizam automaticamente, então, se digitar novas informações no seu banco de dados, clique com o botão direito sobre a sua tabela dinâmica e escolha a opção Atualizar!
  • As referências das tabelas dinâmicas são exatas, então, garanta que cada grupo de dados tenha um nome único evitando que haja para a mesma função, por exemplo: “Eletricista” e “Eletric.”, a tabela dinâmica entenderá que são duas coisas diferentes, apesar da sua intenção ser gerar os custos de todos os eletricistas. Isso pode ser evitado através da utilização de listas suspensas. Para saber mais sobre listas suspensas clique aqui.

Conclusão

Tabelas dinâmicas nos ajudam muita a ganhar não apenas organização mas também produtividade.

Nesse artigo você viu enfim o passo a passo para fazer uma tabela dinâmica no excel.

Agora você está de fato pronto para viajar por todo o mundo e levar as boas novas das tabelas dinâmicas.

Assim sendo, utilize esse recurso e fique encantado com o ganho de produtividade que você terá no seu dia a dia.

E aí gostou da dica?

Nos siga nas redes sociais e caso, queira se transformar no cara que domina o excel, assine nosso feed para ser o primeiro a receber as dicas e truques do site. Aliás, É GRÁTIS.

Ainda ficou com alguma dúvida sobre como fazer tabelas dinâmicas? Deixe aqui nos comentários que eu te respondo.

Até a próxima!

Veja outras dicas e truques no site.