Como Fazer Fórmulas no Excel

Escrito por: Guilherme Barauna

Descubra o passo-a-passo para trabalhar com operadores no Excel e fazer suas primeiras fórmulas


Você gostaria de aprender a usar fórmulas no Excel? Se você chegou até aqui, é óbvio que sim! Seja como for, a questão de verdade é COMO FAZER FÓRMULAS NO EXCEL?

Saber trabalhar com Fórmulas é o que separa os meninos dos homens. Principalmente, porque dominá-las, pode, sem dúvida, ser a linha que separa você do seu próximo emprego.

O medo do desconhecido: um grande vilão

O medo do desconhecido. Desafio das fórmulas

O primeiro contato com o Excel, eventualmente, para alguns, não é tão animador. Sem a devida orientação, você é jogado, logo que acessa o programa, numa interface agressiva, diferente de tudo que você viu na tela do seu monitor.

Eu mesmo, fiquei frustrado logo após minha primeira tentativa de contato com o programa. Mas no momento em que tudo dependia de aprender a usar a ferramenta, percebi que a minha dificuldade era puro medo do desconhecido.

Mas afinal, o que são e como fazer fórmulas no Excel?

Em suma: Fórmulas nada mais são que equações, capazes de fazer cálculos, apresentar valores ou combinações. Elas podem ser matemáticas, lógicas ou estatísticas e
certamente vão te ajudar e melhorar exponencialmente a sua produtividade.

Veja como fazer fórmulas básicas no Excel

Em primeiro lugar, para executar uma fórmula, você precisa adicionar o sinal de igual (=) no início da sentença. Não importa qual fórmula você vá inserir, o sinal de igual sempre será utilizado pelo Excel para iniciar uma fórmula.

E quais são os tipos de fórmula que podemos utilizar no Excel?

Bom, as fórmulas se dividem basicamente em dois grupos:

Primeiramente o grupo das fórmulas simples, ou básicas. Composto por operações simples, bem como adição, subtração, etc.

Fórmula básica do excel com operadores.
Foi inserida diretamente na célula E3 a fórmula =1 +1 que retornou o valor 2.

Do mesmo modo, temos o grupo das funções, que, em síntese, são comandos pré-existentes do Excel, capazes de nos trazer informações diversas de forma simples.

Função soma. Uma das funções no excel.

Foi inserida diretamente na célula D5 a função soma. Descrita por =SOMA(D3:D4), retornando, por consequência, a soma dos valores contidos nas células D3 a D4.

Conclusão

Você viu neste artigo que, apesar de muita gente pensar o contrário, o conceito de fórmulas é bem mais simples do que parece. Assim que terminar essa leitura, experimente começar a praticar e com toda certeza, em breve você poderá ser mais um especialista na arte de criar fórmulas úteis e funcionais que agilizarão o seu dia-a-dia.

E aí, gostou? Ainda tem alguma dúvida sobre o que são as fórmulas? Aproveite para deixar um comentário e responder: Qual sua maior dificuldade para utilizar as fórmulas no Excel?